segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Você é emocionalmente inteligente?



Responda às questões abaixo para saber se atua com equilíbrio nos negócios

Quase todo mundo já passou por situações em que as emoções chegam à flor da pele. Quando alguma coisa inesperada acontece, muitas vezes fica difícil reagir de forma racional e controlar as emoções. Mas conseguir equilibrar razão e emoção nos momentos mais complicados pode ajudar, e muito, o seu negócio a prosperar. Para você saber como está o seu equilíbrio emocional, basta fazer o teste abaixo, elaborado pela psicóloga Denize Dutra, consultora do Instituto MVC, do Rio de Janeiro, especializado em gestão empresarial. Leia com atenção as afirmativas listadas a seguir e responda, de forma sincera, como você se comporta em cada caso.

1. Quando tenho um novo desafio, não desisto logo que aparecem as primeiras dificuldades
2. Procuro me colocar no lugar do outro e ser compreensivo nos momentos difíceis
3. Consigo manifestar as minhas emoções de acordo com os interlocutores, as situações e o momento
4. Consigo controlar as minhas emoções e mantenho a calma nos momentos difíceis
5. Tenho uma visão realista de mim mesmo e uma percepção adequada do meu potencial e das minhas limitações
6. Quando algo não dá certo, consigo superar meus sentimentos de frustração, procuro aprender com as experiências negativas e continuo firme em meu propósito
7. Quando tenho alguma dificuldade em me relacionar com alguém, procuro conversar diretamente com a pessoa, para evitar fofocas e mal-entendidos
8. Tenho muita paciência com os outros e, quando perco o equilíbrio, logo me recupero e me desculpo
9. Consigo expressar as minhas opiniões de forma clara e sem constrangimentos
10. Sinto-me seguro diante dos outros e de situações novas
11. Tenho facilidade para identificar afinidades e estabelecer relacionamentos com os outros
12. Consigo ouvir os outros com atenção e procuro entender os seus sentimentos e as suas idéias
13. Consigo transformar sonhos em projetos possíveis de ser realizados com planejamento
14. Tenho muita disposição e muita energia para o trabalho e, mesmo quando estou cansado, faço o que posso para realizar o que for preciso
15. Tomo as decisões necessárias, corro riscos calculados e assumo as conseqüências dos meus atos

Pontuação
Marque ao lado de cada questão os pontos equivalentes de sua resposta. Ao final, some seus pontos e confira o resultado no quadro abaixo:
(Pontos)
     0          Jamais   
     1          Raramente   
     2          Às vezes   
     3          Quase sempre   
     4          Sempre  

Resultado

De 54 a 60 pontos: sua inteligência emocional como empreendedor é bastante desenvolvida. Você apresenta todos ou quase todos os comportamentos característicos de um empreendedor bem-sucedido no relacionamento com você mesmo e com os outros

De 41 a 53 pontos: sua inteligência emocional como empreendedor é razoavelmente desenvolvida. Você apresenta a maioria dos traços importantes em seus relacionamentos. Mas como bom empreendedor que é deve ficar atento ao que ainda pode ser aperfeiçoado em suas atitudes nas diferentes situações de seu dia-a-dia

De 21 a 40 pontos: sua inteligência emocional como empreendedor é mediana. Você, provavelmente, segue muitas das atitudes descritas acima. O problema é que faz isso de forma irregular. Você tem potencial para ir mais longe. Assim, poderá administrar os relacionamentos e o negócio com mais facilidade

Até 20 pontos: sua inteligência emocional como empreendedor é pouco desenvolvida. Você raramente adota os comportamentos típicos de um empreendedor emocionalmente competente. Você pode até ser eficiente do ponto de vista técnico. Mas, para ser realmente bem-sucedido no mundo dos negócios, você precisará mudar o seu comportamento. Isso exige persistência e muita disponibilidade para o outro. Procure compartilhar mais os seus sentimentos e as suas idéias.

Aprenda com todas as experiências, mesmo que sejam negativas, e evite repetir situações que promovam frustrações. O primeiro passo para encontrar o equilíbrio é reconhecer as dificuldades e querer mudar, aproveite "O melhor das Oportunidades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário