segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um palavrão que você não conhecia



Há muito tempo atrás eu decidi tratar a palavra “esperar” como se fosse um palavrão. Me dei conta de que exceto por raríssimas exceções, sempre há algo que podemos fazer sobre uma situação em vez de apenas “esperar”.
É claro que o “esperar confiantemente no Senhor” envolve fé, confiança, ausência de ansiedade — e deve ser praticado. Mas o esperar quando usado no lugar de um verbo de ação é apenas desculpa.
Faça um teste. Todas as vezes que você se pegar falando esse palavrão (acredite, se tratá-la como um palavrão, funciona melhor), veja se não há algo que possa fazer ao invés de apenas “esperar”.
“Estou esperando a ligação do fulano para…” Ok, pare por aí. Tem certeza de que você não pode fazer nada a respeito desse assunto a não ser esperar por essa ligação? Que tal se você ligar para o fulano? Será que outra pessoa não poderia lhe dar a mesma informação ou decisão? E o que você pretende fazer depois da ligação, não dá para começar já e adiantar? Provavelmente, você vai ver que há algo que pode ser feito. Então, o que está esperando?
Mesmo quando você tem que “esperar em Deus”, sempre há algo que pode fazer enquanto espera. Davi esperou em Deus por muitos anos para ser feito rei de Israel. Mas enquanto esperava, lutou guerras, formou um exército pessoal, escreveu salmos, fez alianças com líderes em Israel e com outros povos, e se preparou para o reinado. Não ficou sentado esperando.
O mesmo aconteceu com a maioria dos heróis da fé.

Talvez você esteja “esperando” a pessoa certa para se casar, ou o tempo certo para começar seu próprio negócio, ou alguém tomar uma decisão que irá lhe afetar muito. Mas o que você está fazendo a respeito disso, enquanto espera?

Um comentário: