segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que é o pecado? Por Renato Cardoso





O que é o pecado? 



Recentemente uma pessoa me perguntou, “É pecado eu me divorciar do meu marido?” Eu senti que sua principal preocupação era se Deus consideraria pecado se ela se divorciasse. Eu acho que essa é uma maneira errada de entender o que é ‘pecado’.

As pessoas frequentemente e erroneamente associam pecado à religião, à ira de Deus, e ao negar a si mesmo certos prazeres. Porém, simplificando, na verdade pecado é tudo que você faz que fere você mesmo, aos outros, ou a Deus. Em outras palavras, cometer um pecado é cometer um erro.

Na Bíblia, a palavra ‘pecado’ vem da mesma origem da palavra em hebraico usada para expressar o verbo ‘
errar o alvo’. Se você pensar sobre isso por um momento, vai mudar completamente seu conceito do que é pecado. Você vai entender que todas as vezes que você peca, você está errando um alvo. 

Então, no caso acima, se aquela senhora perguntasse assim: “Será que vou errar o alvo se me divorciar do meu marido?” — fazer a pergunta dessa maneira a forçaria a pensar, ‘Qual é o meu alvo? O que estou tentando alcançar?” Ela então perceberia que o alvo de um casamento não é o divórcio, mas sim encontrar a felicidade e realização ao dividir a vida com outra pessoa. Então o alvo dessa senhora deveria ser resolver os problemas em seu casamento e resgatar a felicidade e o propósito original de quando se casaram.

Mas ela erradamente pensou em divórcio como uma saída para os problemas em seu casamento. Se assim fizesse, poderia até resolver alguns problemas mas imediatamente encontraria outros – ficar sozinha, disputar a guarda dos filhos, dificuldades financeiras, ferir os filhos para o resto da vida, etc. Em outras palavras, ela estaria errando o alvo. E FEIO.

Nunca mais pense em pecado como um peso que Deus colocou sobre você só “cortar o seu barato” e tirar sua liberdade. Lembre-se que
quando você peca, ou erra o alvo, você é a primeira vítima. Sim, Deus pode ficar triste pelo que você fez, outras pessoas podem também ficar magoadas, mas você é quem vai pagar o preço mais alto. Mais ninguém.

Seja inteligente. Acerte seus alvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário